Projeto Caixa de Surpresas

image221

A falta de conexão entre as pessoas envolvidas em cada etapa da cadeia de reciclagem é responsável por perdas expressivas para todos os envolvidos: as cooperativas lidam com falta de matéria-prima; as organizações, com custos de descarte e a sociedade que se encontra vulnerável à superlotação de aterros e perdas econômicas. O projeto Caixa de Surpresas tem como objetivo construir um canal que aproxima os agentes recicladores dos geradores de resíduos, oferecendo a oportunidade de melhorar o desempenho da economia circular. Para isso, foi notada a necessidade de efetuar treinamentos no intuito de elevar o potencial das cooperativas em formar novas parcerias e gerir seus processos. Assim, vamos construir um ciclo virtuoso capaz de aproximar os principais atores, levar capacitação e consultorias que ajudem as cooperativas de reciclagem na gestão de informação de seus processos e na construção de novas parcerias.

Atualmente, o projeto acompanha a relação da Loja Mc CPO e a ARO, Associação dos Recicladores de Olinda, e só com essa cooperação já foi possível aumentar a renda da associação em 10%, destinar mensalmente mais de 2 toneladas de resíduo a reciclagem e permitir que a loja diminua cerca de R$ 1.700 com custo de descarte todos os meses. Essa parceria está cada vez mais forte e possibilitou que a ARO participasse da corrida anual, promovida pela McDonald’s, M5K na coleta de 200 kg de material reciclado, somente neste evento.

Mas o projeto não para por aí, outras acordos estão sendo fechadas entre empresas locais e a ARO, e estão sendo articuladas parcerias com facilitadores que irão ajudar a profissionalizar ainda mais a ARO para ser um verdadeiro vetor da mudança sustentável em Recife.

Como posso fazer para contribuir com o Projeto?

Você pode contribuir com o projeto das seguintes maneiras:

  • Firmar parceria com a ARO para a coleta do material reciclado da sua empresa;
  • Oferecer consultorias e treinamento em áreas gerenciais organizacional para os catadores, como: gestão de informação, marketing e prospecção de parcerias;
  • Doar máquinas industriais de prensa, tritura e transporte de material, assim como, material de segurança de trabalho.

Depoimento

“Espero que fique cada vez melhor. A ARO já está em fase de mudança. Já mudou a quantidade de material que entra, já mudou e a renda também, e estamos esperando, agora, cada vez melhorar mais e mais.”

Maurício Nunes da Silva | Membro da ARO

Entre em contato com o Projeto

Instagram Enactus UFPE: @enactusufpe 

Facebook Enactus UFPE: facebook.com/EnactusUFPE 

E-mail Enactus UFPE: enactusufpe@gmail.com

Conheça melhor este incrível Projeto, uma parceria de McDonald's e Enactus Brasil.

ODS atingidos pelo Projeto

image222
image223
image224