Projeto Gera

image141

O Projeto GERA foi criado por membros da ENACTUS CEFET/RJ para concorrer ao edital do McDonald's “ComMc mudamos o mundo”. A partir de conversas com funcionários de restaurantes, que têm a política de separação de resíduos recicláveis, foram diagnosticadas algumas necessidades, como a falta de consciência ambiental da população. E para suprir essas questões, o projeto surgiu, consistindo na viabilização logística da coleta e destinação correta dos resíduos produzidos pelos restaurantes geradores no Rio de Janeiro. 

Pensando nisso, o Projeto desenvolve uma logística de conexão das administrações dos estabelecimentos que geram resíduos sólidos com Cooperativas/Associações que possam, criando ou já aproveitando suas rotas diárias, trabalhar - de maneira rentável - os materiais recicláveis descartados e já separados pelos restaurantes. Por meio de pesquisas, capacitações de gestão de negócios e consolidação de parcerias com prestadoras de serviços aptas a trabalhar corretamente com o material despejado pelos estabelecimentos.

Quando o foco é a expansão, o projeto procura facilitar e automatizar o contato entre restaureantes geradores de resíduos recicláveis e cooperativas que trabalham corretamente com tais descartes. Além disso, almeja estabelecer uma rede de contato entre as cooperativas de reciclagem, onde elas possam passar conhecimento umas para as outras, de modo a criar uma rede sólida e estimular o desenvolvimento em conjunto, assim como as suas produtividades e participação no mercado. 

Essa facilitação e automatização ocorrerá na forma de um algoritmo desenvolvido pelo projeto, de forma que minimize os custos para os restaurantes geradores e maximize os lucros para as Cooperativas/Associações de reciclagem que realizarão a coleta. As Cooperativas se mostraram muito receptivas e interessadas em fazer parte do projeto, já que todas ela possuem necessidades e o projeto surgiria como uma forma de sanar alguns deles. Realizamos um mapeamento dessas necessidades para entender melhor onde o projeto pode atuar e se elas também estão dispostas a acrescentar ao projeto. 

Cooperiooeste, Cootrabom, Coopquitungo e Coopbandeirantes são as quatro Cooperativas parceiras do projeto, sendo estas localizadas em localidades distintas da cidade do Rio de Janeiro, facilitando assim nossa atuação na cidade como um todo. 

Como você pode colaborar com o projeto?

O projeto Gera busca novas empresas parceiras que queiram que os resíduos gerados em suas empresas sejam descartados de maneira sustentável e econômica, ajudando centenas de pessoas que dependem desse serviço para viver. 

Depoimento

“Nós não recebemos apoio de nenhum órgão ou empresa para que possamos retirar o resíduo de algum lugar. Nós não queremos dinheiro, queremos só material para poder trabalhar. O projeto Gera é uma excelente iniciativa para que possamos ser incluídos de uma melhor forma na sociedade e que tenhamos material para trabalhar.”

Camila Targa | Responsável pela Cooperativa de reciclagem Cootrabom

Entre em contato com o projeto

Instagram Enactus CEFET-RJ: @enactuscefetrj

Facebook Enactus CEFET-RJ: facebook.com/enactuscefetrj

Site Enactus CEFET-RJ: enactuscefetrj.com

ODS atingidos pelo Projeto

image142
image143
image144