Projeto Semear

image1

O projeto nasceu a partir da parceria entre o restaurante McDonald’s GDU e o time Enactus Mauá que tinham como foco criar um projeto visando melhorar alimentação. À partir disso, procuramos escolas e vimos o potencial de trabalhar com uma horta quando, em uma das escolas, nos informaram que a merenda fornecida pela prefeitura era insuficiente para a demanda de crianças matriculadas.
Dessa forma, estamos agora atuando na escola E. Calcilda Caçapava, localizada em Guarulhos, com o objetivo de estruturar uma horta orgânica de tal forma que a organização do plantio e colheita sejam eficientes para suprir pelo menos parcialmente a merenda escolar e assim, posteriormente começar a trabalhar também com a educação alimentar. Para que isso seja possível iremos capacitar o professor responsável e os funcionários que auxiliarão no cultivo dos alimentos, de forma que a manutenção da horta seja bem sucedida e de boa qualidade. Dentre os processos inclusos na manutenção, constam: o processo de adubagem, irrigação, uso do fertilizante natural, criação de sementeiras.

Para desenvolver a educação alimentar, as crianças do ensino fundamental 1 terão mensalmente oficinas de todos os processos apresentados para o professor responsável, além de incluir a cada bimestre oficinas envolvendo suas famílias. Desta forma, estaremos buscando a conscientização ambiental e ressaltando a importância da alimentação saudável.

Além disso, a horta contará com um sistema de reuso de água da chuva para irrigação e um sistema de vermicompostagem, de forma a aproveitar os resíduos orgânicos vindos da própria escola para transformá-los em adubos e fertilizantes naturais.

Num futuro próximo, quando o projeto suprir a demanda das merendas, haverá a expansão econômica por meio da venda de seus produtos extras para quitandas locais, para reduzir os custos da horta.

Como você pode colaborar com o Projeto?

O Projeto Semear busca por doações de mudas ou sementes de verduras e tubérculos para que as escolas possam continuar a alimentar seus alunos e fazer a manutenção interna da escola.

Entre em contato com o Projeto

Instagram Enactus Mauá: @enactusmaua 

Enactus Mauá: https://www.facebook.com/enactusmaua/ 

E-mail Enactus Mauá: enactusmaua@gmail.com

Conheça o Projeto Semear, realizado na Escola E. Calcilda Caçapava, localizada em Guarulhos, com o objetivo de estruturar uma horta para a produção das verduras consumidas no refeitório da escola.

ODS atingidos pelo Projeto

image2
image3
image4